Médico Geriatra é o maestro de todos os tratamentos médicos

Médico Geriatra é o maestro de todos os tratamentos médicos

Atualizado: Quinta-feira, 19 Maio de 2011 as 11:16

Um dos principais papéis do geriatra é coordenar múltiplos tratamentos, para que um não prejudique o outro.Os geriatras já sabem: quando alguém com menos de 60 anos vem ao seu consultório, chega brincando, fazendo piadas como “Olha, estou com 30 anos e já me mandaram para o geriatra”. Segundo o Dr. Maurílio Pinto, médico geriatra do Hospital VITA Batel, pouca gente compreende que a principal tarefa desse especialista é coordenar múltiplos tratamentos, o que, não por acaso, é mais comum entre idosos, mas também ocorre em jovens.

“É comum o idoso apresentar polipatologia, quer dizer, ele é portador de várias doenças, e o tratamento de uma pode interferir na outra”, explica o geriatra. Assim, uma das principais responsabilidades do geriatra é avaliar em conjunto os tratamentos que a pessoa está fazendo, e se possível fazer um equilíbrio na terapêutica, mantendo contato com cada especialista que está atendendo aquele paciente.

“O geriatra é como um maestro das diversas patologias; tem que dialogar com os outros médicos, fazer sugestões e passar informações”, diz Maurílio Pinto. Ele também interage com os parentes do paciente, para buscar aliviar o stress familiar de cuidar de um portador de doença crônica.Segundo o médico Rodolfo Pedrão, geriatra e intensivista do Hospital VITA Curitiba, a Geriatria vem ganhando importância devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, e também a uma mudança na imagem do idoso: “Envelhecer hoje não é mais ficar na frente da TV tomando remédios”, diz Pedrão.

“Os idosos querem atividade física, relacionamento, sexo, viagens”. Mas para isso é preciso, antes de tudo, ter saúde. “É preciso se preparar para ter um envelhecimento saudável”, diz Pedrão, “e quanto mais cedo a pessoa perceber isso, melhor”.

Ele explica que o geriatra pode ajudar uma pessoa, ou mesmo toda uma família, a manter a saúde ao longo das várias fases da vida. Pedrão lembra que essa promoção da saúde, ao longo de toda vida, não é responsabilidade apenas do médico, e por isso a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia também acolhe outros profissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

veja também