Médicos mostram paciente que fez transplante total de rosto na Espanha

Médicos mostram paciente que fez transplante total de rosto na Espanha

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 12:02

O espanhol de 22 anos conhecido apenas como Oscar, que passou pelo primeiro transplante total de rosto do mundo, teve alta médica e apareceu nesta segunda-feira (26) em frente às câmeras pela primeira vez após a cirurgia realizada em março deste ano.

Durante uma conferência no hospital em que foi operado, o homem apareceu ao lado de sua irmã, que revelou que Oscar consegue sentir o seu rosto e está reaprendendo a falar.

A moça disse ainda que seu irmão vai voltar a curtir bons momentos da vida como comer junto de sua família, que agradece à equipe médica pelo bom trabalho realizado.

A operação foi feita do hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, e mobilizou 30 pessoas durante aproximadamente 22 horas.

O paciente teve transplantada toda a pele e músculos da face, o nariz, os lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palato, os ossos da maçã do rosto e a mandíbula, segundo o hospital.

O rosto de Oscar ficou deformado após um acidente que aconteceu há cinco anos. Ele não conseguia engolir, respirar ou falar normalmente. O paciente não vai herdar a aparência da pessoa responsável pela doação, um homem que morreu em um acidente de carro, e terá que tomar uma série de remédios para o resto da vida.

Segundo Joan Pere Barret, o chefe do serviço de cirugia plástica, disse que o paciente já ganhou sensibilidade em grande parte de seu novo rosto e está recuperando a mobilidade da musculatura, embora ainda não feche totalmente os olhos ou a boca.

Oscar deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.

Há chance de que o organismo de Oscar rejeite o transplante, mas ele passará por acompanhamento médico constante.

Com o de Barcelona, já foram realizados 11 transplantes de rosto no mundo, na França, Estados Unidos, China e Espanha. O primeiro aconteceu na França em 2005.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também