MENU

Saúde

Medo: um dos maiores inimigos do homem

Medo: um dos maiores inimigos do homem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Considerado pelos especialistas como um dos maiores inimigos do homem, o medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Segundo pesquisas, milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura, da morte e até mesmo dos próprios pensamentos.

Especialistas alertam que, a partir do momento em que o medo começa a mudar o cotidiano da pessoa, é preciso ficar atento e procurar ajuda médica.

Confira as principais doenças relacionadas a esse sentimento:

Síndrome do pânico

Os sintomas de um ataque nem sempre estão relacionados a algum trauma. Ele se caracteriza quando a pessoa sente muito medo ou desconforto associado a quatro ou mais dos seguintes sintomas: coração disparado, suor, tremores, falta de ar, dores no peito, náusea, desconforto abdominal, tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio, medo de perder o controle, de morrer ou de enlouquecer, formigamento, calafrios ou ondas de calor. Geralmente, duram de 10 a 20 minutos. O que define o transtorno do pânico é a repetição aleatória de ataques ou a ocorrência de um único seguido do medo de se ter outros.

Agorafobia

É o medo de ter medo. Uma ansiedade que se sente em certas situações e cujos sintomas são falta de ar, suores, tonturas e sensação de desmaio ou descontrole. Podem ocorrer se a pessoa estiver no meio de uma multidão ou até quando sozinha em casa.

Fobias específicas

Medo ou pavor de coisas ou situações, como cobras, falar em público ou altura. É um medo irracional revelado pela presença, ou antecipação da presença, de um objeto ou situação que cause pavor. Quando essa ansiedade é muito intensa, a pessoa pode ter ataque de pânico. Quem tem sabe que o medo é absurdo, sem razão, mas não consegue se livrar dele. Na maioria das vezes as pessoas passam a evitar a causa da fobia. Quando ela começa a atrapalhar a vida, é preciso procurar ajuda.

Fobia social

É o medo da opinião dos outros. O temor de se expor à avaliação alheia ou de se comportar de maneira humilhante ou vergonhosa. Podem ocorrer sintomas como taquicardia, tremores, suor, boca seca, ondas de calor, rubor ou até ataque de pânico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições