MENU

Saúde

Melatonina pode ajudar pessoas obesas

Melatonina pode ajudar pessoas obesas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

A melatonina, hormônio natural produzido pelo organismo, ajuda no controle de ganho de peso, mesmo sem a redução do consumo de alimentos, melhora o perfil lipídico no sangue, uma vez que reduz triglicérides, aumenta o colesterol HDL e reduz o colesterol LDL, aponta estudo da Universidade de Granada, na Espanha.

A melatonina é encontrada em pequenas quantidades em algumas frutas e legumes como a mostarda, amêndoas, sementes de girassol, cardamomo, erva-doce, coentro e cerejas. Segundo os pesquisadores, ingerindo estes alimentos é possível controlar o ganho de peso e prevenir doenças cardíacas associadas à obesidade e dislipidemia.

Os cientistas analisaram os efeitos da melatonina sobre a obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial associada à obesidade. Os resultados mostraram que o hormônio teve efeitos benéficos nos ratos jovens que ainda não haviam desenvolvido qualquer doença metabólica ou do coração.

Para os cientistas, se a melatonina fizer em humanos o mesmo efeito que fez nos ratos, poderá ser uma arma eficaz no combate à obesidade e aos problemas cardíacos desencadeados pela doença.

Os resultados da pesquisa estão publicados no   Journal of Pineal Research .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições