Menina de 13 anos conta como é viver no corpo de uma mulher de 105

Menina de 13 anos conta como é viver no corpo de uma mulher de 105

Atualizado: Sexta-feira, 14 Outubro de 2011 as 1:43

Hayley Okines é uma das raras crianças que nascem com progeria, o que significa que seu corpo envelhece até oito vezes mais rápido do que o normal. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Como muitos jovens adolescentes, Hayley, de 13 anos, é obcecada pelo astro teen Justin Bieber, é ativa em suas redes sociais, como o Twitter, e adora ir às compras no shopping.

Mas ela sofre de uma doença rara, chamada progeria, que faz com que seu corpo envelheça mais rápido do que o normal. Ela sofre de artrite e problemas de calvície.

O problema é causado por uma mutação genética que faz com que a pessoa envelheça de cinco a dez vezes mais rápido do que o normal - a expectativa de vida para portadores da doença é de apenas 13 anos. A Fundação de Pesquisa Progeria (PRF, em inglês), entidade norte-americana criada há 11 anos para financiar pesquisas sobre a doença, estima que existam no mundo cerca de 200 casos.

No ano passado, ela começou no ensino médio e ingressou em um projeto médico pioneiro nos Estados Unidos. Ela sabe que não é fácil ter a doença.

- É chato ter um corpo de uma velha.

Sua mãe Kerry, que vive com Hayley e seus dois outros filhos saudáveis em Bexhill, disse ao Daily Mail que a menina é uma adolescente típica.

- Ela sempre gosta de ter a última palavra e acha que sabe tudo como a maioria dos adolescentes. Ela gosta de sair, ela vai para o centro comercial local com seus amigos, mas eu gosto de estar em algum lugar por perto ao mesmo tempo, para ter certeza que ela está bem.

Kerry tem boas razões para estar preocupada. Em abril deste ano, médicos disseram que Hayley estava com problemas nos ossos do quadril e teria de usar uma cinta quase 24 horas por dia.

Kerry disse que, depois do episódio, a menina não consegue nem voltar para casa do colégio onde estuda.

Rede social

E foi graças à internet, por meio do Twitter, que Hayley conseguiu o apoio de seguidores para se encontrar com Justin Bieber.

O astro ouviu falar da campanha e combinou de se encontrar com ela em um hotel em Londres no fim do ano passado. Era uma surpresa para o aniversário de Hayley.

- Eu me lembro que desci as escadas e ele estava ali. Fiquei tão surpresa. Eu só gritei e corri até ele e o abracei. Então ele perguntou o que eu queria ganhar de presente para o Natal.

veja também