Menopausa pode influenciar fertilidade da filha, diz estudo

Menopausa pode influenciar fertilidade da filha, diz estudo

Atualizado: Quinta-feira, 8 Novembro de 2012 as 8:47

 

O período de fertilidade da mulher varia com a idade. Algumas mulheres conseguem tardar a gravidez sem fazer tratamentos e serem atrapalhadas pela menopausa.

Um estudo divulgado pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, identificou que uma mulher possui um número menor de óvulos se a mãe entrou muito cedo no climatério. Pesquisas realizadas anteriormente apontaram que mães e filhas costumam entrar na menopausa por volta da mesma idade. Mas, agora os cientistas acreditam que as idades não influenciam e que poderão ajudar as mulheres a terem uma gravidez tardia, se necessária, já que maioria opta por ter filhos mais tarde.

Ne estudo foram analisados, nas 527 voluntárias entre 20 e 40 anos, índices do hormônio anti-mulleriano (AMH), que é fabricado por células do ovário (folículos) e dá uma ideia do número de óvulos existentes capazes de serem fertilizados no presente e, para o futuro, a possível longevidade reprodutiva. Além disso, foi feita a contagem de folículos antrais, outro indicativo sobre a reserva ovariana.

Os índices foram mais baixos nas mulheres cujas mães haviam entrado precocemente na menopausa, antes dos 45 anos.

 

Com informações de Terra

Foto Get Images

veja também