MG vacina população contra meningite

MG vacina população contra meningite

Atualizado: Terça-feira, 1 Dezembro de 2009 as 12

Em Minas Gerais, mais de 232 mil bebês foram vacinados contra a meningite do tipo C neste sábado, dia 28, quando começou a primeira campanha de vacinação do Estado contra a doença. A vacina não tem contra indicação e está disponível gratuitamente nos 7,3 mil postos de saúde e de vacinação.

O foco da campanha são crianças com idades entre 3 e 23 meses e a Secretaria de Saúde acredita que cerca de 540 mil bebês serão imunizados. O governo adquiriu cerca de 800 mil doses da vacina.

A partir desta segunda-feira, dia 30, a vacina estará de forma permanente nos postos de saúde de Minas. Em Belo Horizonte, cerca de 62 mil crianças deverão ser imunizadas em um dos 217 postos da capital.

De acordo com a pasta da Saúde, as crianças de até dois anos de idade são as que apresentam maior grau de letalidade quando infectadas pela meningite do tipo C, sendo que a doença pode levar à morte ou deixar sequelas como a surdez, paralisia e demência.

As meningites são inflamações nas membranas que protegem o sistema nervoso central. Em Minas Gerais, a doença é endêmica, com 382 casos anuais e taxa de letalidade por volta de 34%. Em bebês até dois anos, esta taxa sobe para 50%.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais defende o pioneirismo da campanha no Estado, lembrando que a vacina deverá entrar no calendário nacional em 2011. O governo mineiro investiu cerca de R$ 24,5 milhões para realizar a vacinação e trabalha na construção de uma fábrica para produzir novas doses para os próximos anos.

veja também