Minerais na dieta podem auxiliar no emagrecimento

Minerais na dieta podem auxiliar no emagrecimento

Atualizado: Segunda-feira, 10 Novembro de 2008 as 12

Uma alimentação saudável tem que ser equilibrada. Apesar de muitas pessoas terem consciência disso, há alguns elementos que são esquecidos ou não recebem a devida importância. Os minerais, que são responsáveis pelo metabolismo, fazem parte desta lista.

Se você quer emagrecer, deve pensar ainda mais em inserir os minerais em sua alimentação diária. Segundo o geriatra Eduardo Gomes, especialista em terapia ortomolecular, muitas vezes, o excesso de peso pode estar relacionado a problemas metabólicos.

"Isso significa que, independentemente de você se exercitar e ter uma alimentação saudável, quando faltam determinados minerais no seu organismo, o seu metabolismo fica mais lento e você não emagrece. Para favorecer a perda de peso, a presença dos minerais na dieta é imprescindível", afirma o médico, que é diretor da rede de Clínicas Anna Aslan.

Drº Eduardo cita o cromo, o selênio, o magnésio, o potássio, o zinco e o vanádio como os principais minerais que favorecem o equilíbrio do metabolismo, auxiliando na digestão de carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, a falta de minerais prejudica o transporte do açúcar para dentro da célula porque a insulina não consegue agir normalmente, sendo transformado em gordura e armazenado, ou seja, formando culotes e pneuzinhos.

"Apenas a presença de minerais na dieta não garante o emagrecimento. Sozinhos, eles não emagrecem ninguém. A perda e a manutenção do peso dependem de uma série de fatores, como mudar os hábitos alimentares, moderar nas porções e fazer exercícios", destaca Eduardo Gomes. Os minerais são como coadjuvantes de uma dieta equilibrada, pois em excesso, podem até fazer mal.

"O melhor caminho para contar com cardápios adequados, que contemplem as necessidades de minerais do seu organismo, é contar com orientação nutricional apropriada, pois as fontes destas substâncias são mais restritas que as das vitaminas", informa o geriatra.

Fontes de Minerais

Potássio: frutas, legumes e algas; Zinco: produtos de origem animal, principalmente a carne. Embora a absorção do zinco nos vegetais seja menor, os grãos, trigo e o germe de trigo também constituem uma fonte importante de zinco. O excesso de fibras diminui a absorção do zinco; Vanádio: Mariscos, cogumelos e salsinha; Selênio: Produtos de origem animal e cereais integrais são boas fontes de selênio; Magnésio: Seu maior teor é encontrado nos grãos integrais, nas folhas verdes e na banana. Nos grãos processados mais de 80% do magnésio é perdido; Cromo: Levedo de cerveja, cogumelo, aspargo, ameixa e nozes são boas fontes de cromo.  

Fontes: Agência Unipress Internacional e  Associação Brasileira de Medicina Complementar

Postado por: Claudia Moraes

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