Ministério da Saúde amplia serviços de transplantes

Ministério da Saúde amplia serviços de transplantes

Atualizado: Quarta-feira, 30 Julho de 2008 as 12

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) retomou neste mês as cirurgias de transplante de córnea para atender cerca de mil pessoas na cidade que aguardam pelo procedimento. A expectativa é de que sejam realizados até três transplantes por dia e que sejam recolhidas até 14 córneas por mês.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção a Saúde, autorizou o funcionamento de mais nove estabelecimentos para a realização de transplantes. Agora são 871 hospitais credenciados para realização desse tipo de cirurgia.

Segundo o Ministério da Saúde, o documento autorizou transplantes de córnea, rim, medula óssea autogênica (medula retirada do próprio paciente), pâncreas, pulmão e enxerto ósseo. Entre os estados contemplados na lista com alguma dessas modalidades estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas.

O hospital interessado em pedir a abertura de novos procedimentos de transplantes deve enviar um pedido à Secretaria de Saúde e à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do seu estado.

Postado por: Claudia Moraes

veja também