Mitos das Dietas Milagrosas

Mitos das Dietas Milagrosas

Atualizado: Quinta-feira, 17 Julho de 2008 as 12

Perca peso rápido! Experimente a dieta da proteína, a do tipo sanguíneo, a do chá verde ou beba este shake e perca cinco quilos em dez dias. Com tantas promessas de produtos e dietas é fácil ficar confuso.

A dieta da proteína exclui carboidratos (pães, massas, cereais e batata), pode promover perda de peso, mas está relacionada ao o aumento do colesterol, problemas cardíacos e renais, nervosismo, tonteiras e carência nutricional.

A dieta do tipo sangüíneo não tem comprovação científica e exclui alimentos importantes em cada grupo sanguíneo, tornando a alimentação desequilibrada.

O chá verde realmente é bom para a saúde, acelera levemente o metabolismo e pode favorecer uma pequena perda de peso, mas, em excesso, por conter teofilina e teobromina (metabólitos da cafeína) pode ser prejudicial à saúde e ser tóxico.

Apesar de tantas ofertas milagrosas, o que se sabe com certeza é que, para perder peso, é necessário diminuir a quantidade diária de calorias ingeridas, sem esquecer da qualidade da alimentação. Associada à atividade física há um aumento do gasto energético, o que potencializa o emagrecimento. Estudos sugerem que esta perda deve ser gradativa para que seja duradoura, além disso, perdas rápidas eliminam água e massa muscular e muito pouca gordura. Uma perda de 500 gramas por semana é o ideal para quem quer perder peso, mas manter a saúde.

veja também