Mitos e verdades sobre o chocolate e seus efeitos na pele

Mitos e verdades sobre o chocolate e seus efeitos na pele

Atualizado: Terça-feira, 4 Março de 2008 as 12

Na época da Páscoa, quem consegue resistir ao apelo visual, ao sabor e à tradição dos ovos de chocolate? Novas descobertas mostram que seu consumo, pode sim, piorar quadros como a acne.

 

Não existia nenhuma comprovação científica que relacionasse o consumo de chocolate e o aparecimento da acne (espinhas). Ate há pouco tempo, o fato de a acne piorar quando se comia chocolate era considerado um mito, ou, no melhor das hipóteses, uma predisposição individual.

Novas pesquisas mostradas no último congresso mundial de Dermatologia, em Buenos Aires, confirmam que existe uma forte relação entre comer chocolate e a piora do quadro das espinhas. Como o chocolate contém muita gordura saturada, é esperado que em algumas pessoas que têm propensão ao desenvolvimento de acne, apareçam mais lesões após o abuso. "É essa carga excessiva de gordura, além do ômega-6 contido no chocolate, que favorecem a piora das espinhas, por desenvolverem um papel pró-inflamatório em nosso organismo", comenta o Médico Cosmiatra e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dr. Jardis Volpe.

Portanto, uma dica é consumir chocolate em porções moderadas (sem exageros, no máximo 100g por dia, sem se lambuzar de uma só vez. Especialistas indicam que o hábito de consumir frutas, verduras, legumes e cereais ajudam no melhor funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das gorduras uma vez que estas são carreadas pelas fibras.

Mas o chocolate não é totalmente um vilão. Existem também, atualmente, até mesmo algumas aplicações estéticas utilizando chocolate na forma de máscaras com o objetivo de hidratar e revitalizar a pele do rosto e corpo. "Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células e estão presentes no cacau", completa Volpe.

Da próxima vez que for consumir chocolate, coma sem culpa, mas controle a quantidade. E para os chocólatras uma dica: procure inserir uma barra de 30g todos os dias em seu lanche da tarde, para evitar compulsões.

veja também