Mitos & Verdades sobre o uso de sabonete antibacteriano

Mitos & Verdades sobre o uso de sabonete antibacteriano

Atualizado: Quarta-feira, 10 Agosto de 2011 as 8:41

  Os sabonetes antibacterianos matam realmente 99,99% dos germes? Eles podem ser usados por toda família? Ao lavar a mão apenas uma vez ao dia com o produto, é garantida proteção duradoura? Para esclarecer essas e outras dúvidas que especialistas de diversas partes do mundo elegeram os 10 principais Mitos & Verdades sobre os sabonetes antibacterianos. São eles:   

1. Ressecam a pele

Mito. Dettol contém substâncias que hidratam a pele, como a glicerina.  

2. Não eliminam 99,9% dos germes. Isso é apenas propaganda

Mito. Estudos científicos comprovam que lavar as mãos com sabontes antibacterianos, por 30 segundos, mata 99,9% dos germes. Entre eles, os vírus da gripe e as bactérias presentes na pele.    

3. Deixam as mãos ásperas

Mito. Estudos clínicos comprovam que sabontes antibacterianos são suaves e não provocam irritação na pele.

4. Sabonetes antibacterianos em barra podem ser usados por toda família

Verdadeiro. O sabonete em barra pode ser usado por toda família.

5. Protegem a família mais do que um sabonete comum

Verdadeiro. Promove proteção extra contra germes e bactérias que podem causar diversas doenças, por exemplo, diarréia, conjuntivite, gripe, infecção gastrintestinal e etc. Pessoas que buscam proteção adicional no preparado de alimentos, antes das refeições, depois de ir ao banheiro, trocar fraldas, ou brincar com os animais de estimação, devem usar sabonetes antibacterianos.

6. Matam os germes apenas durante a lavagem

Mito. Estudos científicos comprovam a eficácia de sabontes antibacterianos por muitas horas, mas, ainda assim, é preciso lavar as mãos com freqüência, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de comer, ou seja, em situações em que possam ter sido contaminadas por germes.

7 . Se usados uma vez ao dia, as mãos permanecem limpas

Mito. Todas as vezes que as mãos tocam alguma superfície ou objeto não esterilizado, são contaminadas novamente. Por isso, é importante lavá-las frequentemente.

8. Se usados frequentemente, são suficientes para proteger toda a família

Mito. Assim como a lavagem das mãos com freqüência, é importante realizar outros hábitos de boa higiene, como limpar a cozinha e banheiro regularmente com produtos antibacterianos apropriados para superfícies, e se vacinar contra doenças.

9. Matam apenas os germes descritos na embalagem

Mito. Existem diversos tipos de bactérias diferentes.

10. Matam germes e bactérias que são prejudiciais à saúde da família

Verdadeiro. Os sabontes antibacterianos são eficientes contra os principais microrganismos transmissores de doenças. Entre eles, a E.Coli, que pode causar doenças gastrointestinais, e a S. Aureus, responsável por algumas doenças de pele.

veja também