Moderna tecnologia avalia com precisão o nível de glicose no sangue

Moderna tecnologia avalia com precisão o nível de glicose no sangue

Atualizado: Quarta-feira, 16 Julho de 2008 as 12

Diabetes é um distúrbio que provoca alterações no metabolismo corporal e no nível de glicose presente no sangue. Apesar de existirem várias formas de controle, se não for tratado, o problema pode levar a outras patologias, como ausência de cicatrização, infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, complicações nos rins e até amputação de membros. Por outro lado, é possível realizar acompanhamento de maneira tão precisa que o paciente pode levar uma vida normal. O Continuous Glucose Monitor System, conhecido no Brasil como holter de glicose, veio para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos diabéticos.

A tecnologia do holter foi desenvolvida para avaliar com exatidão o comportamento da glicose. Trata-se de um equipamento leve e pequeno, que monitora os açúcares continuamente por um período de, no máximo, três dias. "O sistema funciona com um sensor subcutâneo, que é fixado no abdômen do paciente sem provocar qualquer tipo de dor ou incômodo. O sensor é conectado ao holter por meio de um fio condutor", explica o endocrinologista Reginaldo Albuquerque, do Laboratório Pasteur/Dasa. Segundo o médico, o aparelho é capaz de medir a glicose a cada 10 segundos. A média das glicemias é gravada de 5 em 5 minutos, totalizando 288 medidas em 24 horas.

Após a utilização, o holter é ligado a um computador para transferência dos dados coletados. "As informações revelam o perfil da glicose durante o período em que o equipamento foi usado, oferecendo um diagnóstico tão preciso que, em muitos casos, não seria alcançado por meio de outros exames", conta Reginaldo Albuquerque. "Além disso, o holter de glicose tem apresentado ótimos resultados no que diz respeito à reeducação e motivação de pacientes, pois comprova a importância do controle glicêmico", acrescenta o especialista.

O sistema fornece ainda relatórios estatísticos e gráficos, que facilitam o entendimento dos padrões de cada indivíduo - como quantidade de exercícios que deve praticar por dia, qual a dieta mais adequada, entre diversos outros fatores. A avaliação com o aparelho é indicada para portadores de diabetes tipos 1 e 2, diabetes gestacional e quaisquer outros desequilíbrios glicêmicos. Em Brasília, o Laboratório Pasteur/Dasa oferece a avaliação com o holter de glicose.

veja também