Mortalidade de adolescentes supera a de crianças, indica estudo

Mortalidade de adolescentes supera a de crianças, indica estudo

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 9:29

As taxas de mortalidade entre adolescentes já superaram a das crianças, segundo um estudo divulgado na terça-feira (30). O número de mortes dos jovens está aumentando por causa da violência, enquanto os esforços para reduzir a mortalidade infantil estão funcionando.

Um estudo realizado em 50 países ao longo da segunda metade do século 20 descobriu que a maioria das mortes de jovens aconteceram devido a incidentes como acidentes de carro ou comportamento imprudente. Violência e suicídio também estão entre as principais causas de morte.

Os resultados, publicados ontem na revista médica "The Lancet", mostram a reversão de uma tendência histórica e são, em parte, um reflexo do sucesso na redução das taxas de mortalidade entre crianças muito novas, disseram os pesquisadores.

O enfoque internacional em reduzir a mortalidade infantil não é acompanhado por esforços semelhantes nos grupos dos adolescentes, apesar de mais de dois quintos da população mundial estarem na faixa etária de 5 a 24 anos.

"Estas tendências devem continuar, pois a mortalidade em crianças menores de 5 anos deverá diminuir ainda mais, enquanto a mortalidade relacionada a lesões deverá aumentar nos próximos 25 anos", disse Russell Viner, do instituto de saúde infantil da Universidade College de Londres, que liderou o estudo.  

veja também