MPF quer ampliar imunização contra gripe suína para população indígena de Manaus

MPF quer ampliar imunização contra gripe suína para população indígena de Manaus

Atualizado: Quinta-feira, 13 Maio de 2010 as 8:43

O Ministério Público Federal no Amazonas quer que todos os indígenas residentes nas zonas rural e urbana de Manaus sejam vacinados contra a influenza A (H1N1), popular gripe suína. Para isso, o MPF recomendou à Semsa (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus), à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no estado e ao Dsei-Manaus (Distrito Sanitário Especial Indígena) que se articulem para adotar as ações necessárias para a vacinação.

De acordo com a secretaria, o município de Manaus alcançou 100% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os povos indígenas aldeados. Segundo a secretaria, não existe uma meta específica para a população indígena urbana. A Semsa alega que não pode aplicar a vacina em localidades que não estão previstas pelo ministério.

O Ministério Público Federal concedeu aos três órgãos o prazo de dez dias para informar que providências foram tomadas para acatar a recomendação, sob pena de adoção das medidas processuais cabíveis.

Segundo a Semsa, nesta sexta-feira, dia 14, será feito um balanço para verificar formas de estender a vacinação. A partir desta semana a vacinação itinerante será ampliada para alcançar mais cidades.

veja também