MENU

Saúde

Muita luz ao dormir pode aumentar risco de obesidade em mulheres

Fonte: guiame.com.brAtualizado: segunda-feira, 2 de junho de 2014 13:45
obesidade
obesidade

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, e divulgado na última sexta-feira (30), revelou que, mulheres que dorme com muita luz, pode aumentar risco de obesidade, o que representa um "fator de risco".

obesidadeOs cientistas analisaram os hábitos de um amplo grupo de mulheres de 40 anos ou mais para tentar identificar as causas do câncer de mama. Assim, detectaram que 113 mil mulheres que dormiam com alta exposição à luz tiveram aumento de seu índice de massa corporal e de seu tamanho de cintura, mas não puderam determinar a causa dessa relação.

"A associação que vimos entre a exposição à luz durante a noite e a obesidade é muito intrigante. Não podemos dizer ainda qual é a razão dessa relação, mas os resultados deixam aberta uma futura investigação muito interessante", afirmou o pesquisador Anthony Swedlow.

De acordo com estudo, o metabolismo é afetado por "ritmos cíclicos do corpo" vinculados aos hábitos de dormir, caminhar e se expor à luz.

Já a doutora Emily McFadden, coautora do estudo, apontou que a relação entre dormir com muita luz e ser obeso se apoia em pesquisas anteriores sobre o impacto da luz no metabolismo, mas insistiu que "são necessários" novos estudos.

Um dos pesquisadores da associação afirmou que "é cedo demais para sugerir que dormir na escuridão ajuda a prevenir a obesidade, um fator de risco para o câncer de mama, mas a relação é realmente interessante".

 

 

 


Com informações de: Terra

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições