Mulheres que amamentam têm menor risco de diabetes

Mulheres que amamentam têm menor risco de diabetes

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

A amamentação pode ser benéfica não apenas para o bebê, mas também para a mãe, ajudando a reduzir as suas chances de desenvolver o diabetes tipo 2, segundo estudo australiano publicado na revista Diabetes Care. Avaliando mais de 53 mil mulheres com mais de 45 anos, os pesquisadores notaram que, entre aquelas que tiveram filhos, as mulheres que haviam amamentado tinham uma redução significativa nos riscos de terem diabetes.

O estudo aumenta as evidências dos benefícios do aleitamento materno para a mãe contra o diabetes. A novidade, segundo os autores, é que foram incluídas, no estudo, mães que nunca tiveram filhos. E as comparações mostraram que essas mulheres têm 50% menor risco de diabetes do que aquelas que tiveram filhos e não amamentaram. Entretanto, o aleitamento materno por, pelo menos, três meses em cada gravidez pareceu anular essa diferença, reduzindo os riscos de diabetes aumentados pela gravidez - o diabetes foi diagnosticado em 5% daquelas que não tiveram filhos, em 5% das que tiveram e amamentaram, e em 9,5% daquelas que tiveram filhos mas não os amamentaram.

Os especialistas destacam, porém, que os resultados não comprovam que o aleitamento materno, por si só, oferece proteção da mãe contra o diabetes. Isso porque outros fatores podem afetar essa relação, incluindo idade, peso, histórico familiar de diabetes, hábitos de exercícios e níveis de renda e escolaridade. Por isso, mais estudos são necessários para confirmação e para desvendar os mecanismos envolvidos. De qualquer forma, a amamentação é sempre recomendada para a saúde de mãe e filho.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também