MENU

Saúde

Mulheres se exercitam menos do que os homens

Mulheres se exercitam menos do que os homens

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Mulheres se exercitam menos pelo menos na infância e na terceira idade, segundo duas pesquisas feitas por especialistas britânicos e divulgadas recentemente pela BBC. No primeiro estudo, foram analisadas crianças de 10 e 11 anos e, no segundo, pessoas com mais de 70 anos. Em ambas as pesquisas, os homens realizaram mais atividades físicas.

Segundo o levantamento da Universidade John Moores, de Liverpool, meninos e meninas brincam de formas diferentes. Enquanto os primeiros tendem a brincar em grupos maiores e com jogos que exigem mais atividade física (como o futebol), as meninas passam a maior parte do tempo em grupos menores, favorecendo jogos verbais, conversas e socialização.

Nicky Ridgers, que participou desta pesquisa, acredita que o fato é motivo de preocupação, pois a falta de estímulo para se exercitar pode estar contribuindo para que as meninas cresçam acima do peso e obesas.

"É motivo de preocupação o fato de que os níveis de atividades de meninas são mais baixos do que de meninos e, apesar de esta ser apenas uma parte de uma situação complexa, pode estar contribuindo para que as meninas fiquem acima do peso e obesas", afirmou Nicky Ridgers, que participou da pesquisa.

O estudioso acredita que as escolas deveriam ter consciência das diferenças nas brincadeiras de meninos e meninas e disponibilizar equipamentos e encorajar as meninas a participarem de atividades mais ativas.

Já a outra investigação, feita por especialistas da Universidade de Bristol, visou às atividades realizadas por pessoas a partir dos 70 anos e chegou à conclusão de que os idosos estão se exercitando pouco, principalmente as mulheres. Dos entrevistados, cerca de 70% afirmaram caminhar menos de cinco mil passos por dia.

De acordo com o pesquisador Ken Fox, os homens realizam atividades físicas de maior intensidade do que as mulheres, o que explica as saídas de casa. Entretanto, existem provas de que eles também ficam sentados por períodos mais longos durante o dia. Ele explica também que as senhoras fazem atividades de menor intensidade, o que, provavelmente, representa tarefas diárias dentro de casa.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições