Municípios amazonenses se mobilizam para vacinar idosos

Municípios amazonenses se mobilizam para vacinar idosos

Atualizado: Sexta-feira, 25 Abril de 2008 as 12

A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) pretende vacinar contra o vírus da gripe pelo menos 80% dos 177 mil idosos que vivem no estado. A partir de amanhã, 26 de abril, os 62 municípios amazonenses estarão mobilizados para garantir o aumento de 10% na meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

No Amazonas, a campanha será coordenada pela Susam, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As Forças Armadas, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e organizações não-governamentais  serão parceiras da iniciativa no estado.

Nos últimos três anos, o Amazonas mantém uma média de vacinação de mais de 85% dos idosos. Em Manaus, o número é melhor, chegando a quase 100% dos cerca de 81 mil idosos que vivem na capital.

Segundo a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento, para 2008 existe a expectativa de ir além dos índices até então registrados e "atingir 100% da população idosa". Ela afirmou que todos os esforços estarão concentrados para tentar chegar ao objetivo de vacinar 177.641 pessoas com 60 anos ou mais.

Ainda segundo a coordenadora, a campanha de vacinação inclui, entre suas metas, a diminuição da mortalidade causada por doenças respiratórias. Ela informa que serão oferecidas à população abrigada em asilos ou hospitais vacinas contra tétano, febre amarela e pneumonia. "Queremos evitar que nossos idosos venham se comprometer com doenças respiratórias e sejam hospitalizados", acrescentou.

Com relação às populações indígenas e ribeirinhas, a coordenadora do PNI no Amazonas garante que a ajuda da Funasa e das Forças Armadas vai contribuir para que o atendimento seja feito a esses povos. De acordo com ela, nessas localidades serão utilizados barcos, carros e bicicletas para garantir a imunização dos idosos.  

A 10ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso terá início no dia 26 de abril e se estenderá até 9 de maio em todo o país. A vacina estará à disposição da população nas unidades de saúde, das 8h às 17h. A expectativa é de que a vacinação contra o vírus da gripe diminua em 45% as internações e em até 65% as mortes provocadas por pneumonia em idosos.

No Amazonas, segundo dados da Susam, desde o início das campanhas contra a gripe vem aumentando o número de idosos imunizados. Em 2007, cerca de 149 mil pessoas foram vacinadas, o equivalente a 90,8% da meta.

Amanhã será realizada a grande mobilização da campanha. Em Manaus, todos os centros municipais de saúde, unidades do Programa de Saúde da Família, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), escolas e estabelecimentos comerciais estarão com postos de vacinação.

Postado por: Claudia Moraes

veja também