Música pode melhorar equilíbrio de idosos ao caminhar

Música pode melhorar equilíbrio de idosos ao caminhar

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 10:34

Um novo estudo sugere que idosos reduzem em mais da metade o risco de quedas depois de participarem de aulas de euritmia, um programa de exercícios e música elaborado para crianças pequenas.

O teste, realizado em 12 meses, recrutou 135 pessoas, com idade média de 75 anos, que não se equilibravam bem. Metade foi randomicamente orientada a fazer aulas semanais de uma hora de duração pelos primeiros seis meses, e a outra metade não fez classe nenhuma até os seis meses seguintes.

O programa, desenvolvido no início do século 20 pelo compositor suíço Emile Jaques-Dalcroze, ensina movimentos harmonizados com música, de minuetos de Mozart até improvisações de jazz. Os participantes devem caminhar e se virar, aprender a deslocar o peso do corpo e o equilíbrio, segurar objetos enquanto caminham e fazer movimentos exagerados com a parte superior do corpo enquanto caminham.

Os dois grupos foram monitorados para determinar quantas vezes os idosos caíam. No primeiro grupo, houve apenas 24 quedas nos primeiros seis meses, em comparação a 54 entre os que não faziam as aulas. Mesmo após o final das aulas, os participantes mantiveram sua melhoria no equilíbrio, caminharam de forma mais regular e puderam caminhar melhor enquanto faziam outras coisas. O estudo foi publicado online no "Archives of Internal Medicine".

O principal autor do estudo, Andrea Trombetti, do Hospital e Faculdade de Medicina de Genebra, disse que, apesar dos resultados, ainda não está claro como a música afeta o caminhar.

veja também