Não deixe que a cistite afaste você das corridas

Não deixe que a cistite afaste você das corridas

Atualizado: Quarta-feira, 14 Maio de 2008 as 12

Transpiração excessiva combinada com retardamento da micção pode abrir caminho para um problema que afeta 50% da população feminina: a cistite. A doença tem tratamento, mas os sintomas podem afastar as atletas da rotina de treinos.

A cistite é uma inflamação causada por bactérias que proliferam na região do períneo e invadem a bexiga. "A elevação da temperatura local e o excesso de umidade decorrentes da transpiração beneficiam a proliferação de bactérias, que podem 'migrar' para a bexiga. Se o órgão não for esvaziado periodicamente, e sempre que necessário, essas bactérias têm a possibilidade de se multiplicar, levando à cistite", explica Dra. Patrícia de Rossi, ginecologista do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, e autora do Manual de Ginecologia de Consultório (Editora Atheneu).

Os principais sintomas são: vontade de urinar constantemente, dor e ardência durante a micção e desconforto abdominal. Fatores que podem atrapalhar e até mesmo interromper a rotina de treinamentos. O tratamento, que deve ser indicado por um médico, é realizado com o uso de antibiótico apropriado para esse tipo de infecção. "Outras substâncias podem aliviar os sintomas, mas não têm a capacidade de eliminar as bactérias do trato urinário", enfatiza Dra. Patrícia.

A médica explica que existem diferentes medicamentos. "Há tratamentos que duram até sete dias, com várias doses ao dia, e há tratamentos em dose única". Segundo a ginecologista, eficácia e praticidade são os principais benefícios da dose única. "Muitas pacientes têm a tendência de interromper o tratamento prolongado à medida que os sintomas desaparecem. Com a dose única, não há risco de interrupção".

Para as corredoras,a dose única possibilita a rápida retomada do programa de treinamento. "Com o tratamento adequado, as atletas recuperam rapidamente o prazer de correr", finaliza Dra. Patrícia.  

Postado por: Claudia Moraes

veja também