Não ignore os benefícios e efeitos do zinco

Não ignore os benefícios e efeitos do zinco

Atualizado: Terça-feira, 8 Julho de 2008 as 12

O consumo rotineiro de fast food ou alimentos congelados pré-prontos, associado a uma série de maus hábitos alimentares e comportamentais, desencadeia deficiências nutricionais que geram necessidades de nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo, como o zinco. Este mineral, ainda pouco conhecido, atua em cerca de 300 reações enzimáticas e está presente em uma série de alimentos, como: ostras, carnes vermelhas, grãos e cereais.

Trata-se de um mineral que está presente em todos os tecidos do corpo e envolvido em processos bioquímicos relacionados à cicatrização e formação óssea. Além disso, assim como, a vitamina C, o zinco é um antioxidante e age no combate às ações nocivas dos radicais livres, relacionadas ao envelhecimento. "A carência de zinco pode causar desde diminuição da percepção gustativa e alterações na pele até atraso no crescimento e debilidade do sistema imunológico", afirma Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição e chefe da sessão de nutrição clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital do Coração.

Idosos, atletas e vegetarianos podem apresentar deficiência do mineral, seja por perda excessiva durante o exercício, pelo consumo de carboidratos refinados em excesso ou ainda por problemas de saúde; nestes casos, por exemplo, pode ser necessária a suplementação.

As recomendações nutricionais de zinco variam de acordo com a faixa etária e devem ser adaptadas às necessidades clínicas específicas. Para um adulto alcançar a dose diária recomendada, por exemplo, seria necessário ingerir: pão integral pela manhã, frango no almoço, barra de cereal à tarde e carne vermelha no jantar.

Redoxon® Zinco

Redoxon® Zinco é um produto da linha Redoxon® que associa a vitamina C ao zinco, dois elementos importantes que não são produzidos pelo organismo e, portanto, precisam ser obtidos por meio de fontes externas. A vitamina C e o zinco são essenciais para manter a integridade da pele e mucosa, ajudam na formação e funcionamento das células de defesa e na produção de anticorpos. A ação complementar do zinco colabora para o funcionamento adequado do sistema imunológico, proporcionando proteção não só contra gripes e resfriados, mas também contra outras viroses e infecções.

Postado por: Claudia Moraes

veja também