Natação pode ser benéfica para os bebês

Natação pode ser benéfica para os bebês

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 4:43

Crianças que fazem aulas de natação quando bebês têm vantagens em relação às outras em equilíbrio e força da mão aos cinco anos de idade, segundo pesquisa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Comparando 19 bebês "nadadores", com outros 19 que não praticavam natação, os especialistas notaram que aqueles que fizeram aulas de natação dos dois aos sete meses de vida tiveram melhores resultados, aos cinco anos, em testes que incluíam ficar nas pontas dos pés, em um pé só, pular corda, rolar uma bola e segurar um saco de feijão.

Os bebês nadadores tiveram aulas duas horas por semana, com os pais ajudando os bebês a fazerem cambalhotas sobre um tapete de flutuação, a mergulharem na água, a saltarem da beira da piscina e a se equilibrarem para tentar alcançar objetos flutuantes.

Publicados na edição de maio da revista especializada Child: Care Health and Development, os resultados mostraram que os bebês nadadores são melhores em equilíbrio e em segurar objetos. "É incrível que o treinamento específico de bebês novos tenha um efeito mais tarde", destacou o pesquisador Hermundur Sigmundsson, líder do estudo. "O desenvolvimento é uma interação entre a maturação, o crescimento, a experiência e o aprendizado. Nosso estudo mostra que não devemos subestimar o aspecto do aprendizado", concluiu.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também