Nicotina na adolescência leva à depressão na vida adulta

Nicotina na adolescência leva à depressão na vida adulta

Atualizado: Sexta-feira, 17 Julho de 2009 as 12

Um estudo realizado pela Universidade da Florida State (Estados Unidos), descobriu que o cigarro na adolescência pode aumentar as chances de apresentar depressão na vida adulta.

A pesquisa analisou ratos de laboratório, que depois de 15 dias expostos aos malefícios do cigarro começaram a apresentar diversos sintomas ligados a depressão, como tristeza, ansiedade, repetição de hábitos de limpeza e recusa a doces e comidas.

Os pesquisadores também explicaram que o mesmo teste foi realizado em ratos adultos, mas que nenhum desses sintomas foi percebido. Reforçando que o risco de depressão só ocorreu nas cobaias adolescentes.

De acordo com o oncologista Murilo Buso, do Centro de Câncer de Brasília, o vício pelo cigarro começa cada vez mais cedo. "Não é possível definir após qual frequência de fumo uma pessoa já estará viciada. Por isso, é preciso deixar bem claro para os jovens que fumar, além de ser um hábito desagradável, causa impotência, aumenta o risco de câncer e de doenças cardíacas, entre outros males", afirma.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também