No verão, academias investem na variedade de aulas dentro da piscina

No verão, academias investem na variedade de aulas dentro da piscina

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2010 as 12

No title No verão, o corpo pede água em dobro. E não é só para matar a sede ou hidratar. Muita gente prefere praticar exercícios que amenizem o calor e o suadouro.

Por isso, as aulas dentro da piscina ficam mais atraente nesta época. O Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, oferece três modalidades para quem gosta de diversificar o treino e se refrescar.

Toalha molhada

Apresentada no congresso da Associação de Esportes Aquáticos desse ano, em Orlando (EUA), a Aquatoalha consiste em uma espécie de hidroginástica em que os alunos usam toalhas como acessórios.

Com formato diferenciado, elas contam com três aberturas e tamanho pouco menor do que o das usadas para secar o rosto.

As aberturas são usadas pelos alunos para encaixarem braços e pernas.

Durante a aula, os alunos fazem tanto exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos. A principal vantagem desta aula é que além de melhorar o condicionamento físico e resistência dos alunos, ela auxilia quem tem problemas de coordenação motora.

A aula acontece em piscinas com uma média de 1,40m de profundidade, para facilitar os movimentos.

"Como os exercícios anaeróbicos são de intensidade elevada e pouca repetição, eles exigem bastante da musculatura, por isso, não a recomendamos para pessoas com problemas nas articulações", explica Flávio Athaíde, professor de Educação Física do Espaço Stella Torreão.

Corra e pule na água

A Hidro Runners é novidade no Brasil, mas, ao contrário do que se pensa, não é uma simples corrida na água, como o que já existe nas academias.

Nela, os alunos trabalham os músculos através da prática de vários exercícios em circuito e usam aparelhos como o aquajump, (camas de jump colocadas na piscina), o turbilhão (máquina que fica no canto da piscina com um jato bem forte de água), bicicletas, elásticos, entre outros.

O objetivo principal da atividade é trabalhar a resistência muscular e o condicionamento aeróbico através de estímulos gerados pelo ambiente. "Por ser uma atividade mais intensa, promove o gasto de 1200 a 1300 calorias. Pessoas com um bom condicionamento resistem bem, mas os iniciantes precisam de preparo inicial", explica o professor.

Barriga tanquinho

A Acquaglobal simula o remo com todas as possibilidades que o esporte tradicional pode oferecer.

As pás são empurradas para frente e para trás, movimentando todo o corpo, o que aumenta a resistência.

Dentro da água, qualquer tipo de flutuação ocorre em isometria, que consiste em efetuar o movimento e estabilizar, ou seja, ficar por um tempo prolongado na posição proposta.

Manter a postura é importante para garantir os bons resultados depois da aula.

Se você  quer entrar em forma e se divertir, esta é uma boa opção.

A força concentrada no abdômen para manter o equilíbrio dentro da água ajuda a tonificar os músculos da região.

Por isso, o aluno fica com a barriga sarada sem fazer tanto esforço, além de trabalhar músculos das pernas e braços. "O aluno trabalha os músculos do corpo inteiro. O treino é puxado, mas é divertido também. Além de gastar quase 1000 calorias, você se refresca", explica.

"A nova modalidade não é recomendada para gestantes e para quem tem lesões articulares graves", finaliza.

Por Natalia do Vale

veja também