Nota Oficial da Secretaria de Estado da Saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não há qualquer  caso no Estado de São Paulo, até o presente momento, de pacientes com gripe suína.

Na noite deste sábado, 25 de abril, deu entrada no Instituto Emílio Ribas um homem de 24 anos, morador do município de Osasco, com quadro de tosse e dores no corpo. Ele relatou que regressou do México no dia 16 de abril. Seu quadro clínico não cumpre os critérios do Ministério da Saúde para a definição de caso suspeito de gripe suína, uma vez que ele não apresenta febre.

Por absoluta precaução, o paciente foi internado para esclarecimento de seu diagnóstico, com suspeita de dengue. Amostras de sangue e secreção nasal serão encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz.

Neste domingo, 27 de abril, uma mulher que esteve no México entre os dias 12 e 21 e também passou pelos Estados Unidos, procurou o serviço da Anvisa no Aeroporto de Congonhas com sintomas de tosse. Ela foi encaminhada para o hospital Emílio Ribas para avaliação, mas teve alta ontem mesmo com diagnóstico de sinusite.

É importante ressaltar que a rede de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo está em alerta por conta dos casos registrados no México e nos Estados Unidos. Por causa disso é natural que haja uma atenção maior, mesmo em relação a casos não suspeitos.

Não existe, até o momento, qualquer evidência de circulação do agente causador da gripe suína no Estado de São Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Mais do Guiame