Nova campanha de doação de órgãos contará com ajuda dos bombeiros no PE

Nova campanha de doação de órgãos contará com ajuda dos bombeiros no PE

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 11:02

Mais de 3,2 mil pessoas estão na fila de espera para receber a doação de algum órgão em Pernambuco. Com o objetivo de auxiliar essas pessoas, o corpo de bombeiros passará a fazer os transportes urgentes.

"O trabalho de transporte é de fundamental importância. Vamos adquirir três UTIs", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo Casanova [foto].

"O que a gente vem observando é que o número de pessoas que entra na fila é maior do que o que a gente consegue transplantar. A doação vem da sociedade e beneficia as pessoas. Por isso que é importante frisar esse trabalho", disse a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

Além do transporte, os bombeiros estão fazendo outra ação importante: estão construindo um cadastro para doação de medula óssea. "A ideia é sensibilizar todos os militares, coletar o sangue e fazer o cadastro", falou o comandante Carlos Eduardo.

A participação da família do doador também é de extrema importância. "A legislação em vigor diz que [a doação] só [acontece] através da autorização da família. Existem duas formas: a com o coração parado, e a com morte encefálica, com o coração ainda batendo. Quem é doador, deve dizer aos familiares. Isso fará toda a diferença", contou Zilda.

Visando estimular ainda mais, a sociedade poderá ajudar a escolher a frase da nova campanha de doação de órgãos, através da urna eletrônica da Rede Globo Nordeste (foto 3), que estará, durante esta semana, na Central do Corpo de Bombeiros, na Celpe, no estádio dos Aflitos, no hospital Regional do Agreste, e no Imip.

As opções de frase são:

"Dê ao próximo seu melhor. Compartilhe a vida. Seja Doador"

"Uma ato de amor pode mudar uma história. Doe órgãos"

"Transforme fins em novos começos. Transforme vida. Seja doador"

"Deixe que vejam, que sintam, que vivam... doe órgãos"

"Doe órgãos, doe esperança, pois quem precisa tem fé que alcança".

O telefone da Central de Transplantes é 0800 281 2185.

veja também