Novas vacinas serão incluídas no calendário básico

Novas vacinas serão incluídas no calendário básico

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde: a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C. A primeira será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue). A segunda será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.

Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos de idade. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano.

Asma

A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais prevalentes, que atinge até 10% da população brasileira. A Comissão de Asma da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (CA & SCPT) vem desenvolvendo atividades de conscientização para a população sobre como controlar a doença. O projeto funciona em 11 unidades municipais de saúde e é desenvolvido em parceria com a UFC. Há cerca de 1.150 pacientes inscritos, sendo 700 só no Centro de Atenção à Criança (Croa).

Doenças Raras

No próximo dia 28, é lembrado o Dia Mundial de Doenças Raras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 5 mil doenças raras identificadas e 80% delas genéticas.

Alzheimer

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) realiza mensalmente uma reunião com parentes e portadores da doença, sempre na última quarta-feira do mês, no auditório da clínica Gêneses (4º andar), às 19h30min. A clínica Gêneses fica na avenida Santos Dumont, 1.168. Informações: 3226 9819 e 3253 3929.

veja também