Novidade nas piscinas

Novidade nas piscinas

Atualizado: Quinta-feira, 17 Abril de 2008 as 12

Não tem tempo ruim para quem gosta de se exercitar na piscina. Enquanto as temperaturas não sobem, as academias aproveitam para testar modalidades diferentes, com potencial para emplacar também no verão. Sorte de quem não se deixa intimidar pelo inverno tropical - os benefícios vão muito além da perda de peso.

Deep Running

Agora, a bola da vez é o Deep Running. Trata-se de uma corrida praticada na parte mais funda da piscina, com variações de movimento e ritmo. Para flutuar, usa-se um colete especial, e como em nenhum momento os alunos tocam os pés no chão, o exercício é de impacto zero (ao contrário da corrida tradicional, não recomendada para quem tem as articulações frágeis). "É uma ótima opção para quem não pode correr à seco", resume Silvana. "Além disso, o Deep Running aumenta a resistência dos membros inferiores e promove um trabalho cardiorrespiratório intenso". E, ainda por cima, emagrece.

Maratona

Outra modalidade que migrou para o espaço das academias foi a travessia. Graças à popularidade crescente do esporte, originalmente praticado no mar, a chamada maratona aquática foi parar na piscina. "Usamos vários recursos para reproduzir as condições naturais da forma mais fiel possível", explica a professora da Academia Fórmula, Marta Izo, que já atravessou o canal da mancha nadando. "Só não dá para copiar o vento".

Mas até a correnteza é possível recriar, com todos nadando na mesma direção ao mesmo tempo. Ao inverter o sentido do nado, os alunos sentem a resistência da água. Já as marolas, outro obstáculo para quem nada em águas abertas, também estão presentes na piscina, mas as raias impedem a sua formação. Assim, é só dispensar o apetrecho. "Também ensinamos as mesmas técnicas que os nadadores de maratona utilizam no mar", destaca Marta.

O exercício é indicado para quem quer perder peso e aumentar o desempenho cardiorrespiratório. Apenas uma ressalva: é preciso saber nadar pelo menos o estilo crawl.

Postado por: Claudia Moraes

veja também