Novo tratamento para alergias chega ao Brasil

Novo tratamento para alergias chega ao Brasil

Atualizado: Terça-feira, 6 Novembro de 2012 as 2:18

 

Estudo realizado pela OMS (organização Mundial da Saúde) apresenta que todo ser humano terá alergia a alguma coisa presente no ar, não importa quanto, mas sempre terá. Pensando nisso e em ampliar novas formas terapêuticas na área respiratória, a Takeda traz para o Brasil a bilastina.

Comercializada no país com o nome de Alektos, a substância inovadora chega com duas indicações: rinite alérgica e urticária. A  bilastina apresenta os principais requisitos de um anti0histamínico ideal, pois não interage com o álcool e medicamentos e não causa sedação.

Para quem sofre com a rinite alérgica, a bilastina tem rápida ação, começa a agir após a primeira hora que foi tomada. Tem cobertura 24 horas, ação descongestionante, sendo administrada uma vez ao dia, sem causar sedação e nem alterar o apetite. No tratamento da urticária, além de todos os efeitos observados no tratamento da rinite, a substância tem ainda ação rápida na coceira e nas lesões e não causa retenção de líquidos e boca seca.

 

O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma reação inflamatória da cavidade nasal desencadeada por um alérgeno. Está frequentemente associada à conjuntivite alérgica. A doença pode ocorrer em pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em crianças e adolescentes.

Segundo o estudo AILA (Allergies in Latin America) aproximadamente 25% a 30% da população brasileira tem rinite alérgica durante a infância. E 40% e 50% dos pacientes com rinite alérgica possuem asma associada, enquanto de 30% a 80% dos asmáticos têm chance de sofrer de rinite alérgica.

Entre os principais sintomas estão espirros, congestão nasal, coriza, lacrimejamento, olhos irritados, coceira (no nariz, na garganta e nos ouvidos), tosse e cefaleia. Muitos deles, inclusive, são fatores que prejudicam diretamente a qualidade de vida da pessoa. A congestão nasal, por exemplo, pode atrapalhar o sono, deixando o indivíduo sonolento, irritado e cansado durante o dia, comprometendo sua produtividade. As crianças, muitas vezes, apresentam dificuldade de concentração na escola, devido aos incômodos sintomas e noites mal dormidas.

 

O que é urticária?

A urticária é uma reação cutânea vascular, que acomete 25% da população, caracterizada pelo aparecimento de placas elevadas na pele que são pálidas ou vermelhas, têm bordas bem definidas, coçam muito, fundem-se uma às outras e são transitórias. Esses sintomas podem causar insônia, isolamento social, perda de energia e dificuldades emocionais, impactando diretamente nas atividades diárias dos pacientes.

 

Sobre a bilastina

A bilastina é uma molécula inovadora e patenteada indicada para o tratamento da rinite alérgica e urticária. Foi desenvolvida pela FAES FARMA na Espanha e está aprovada atualmente em 31 países. É um medicamento anti-histamínico de última geração, com elevada afinidade pelos receptores de histamina H1, com perfil de segurança ampliado e eficácia comprovada. A bilastina pertence à família da piperidina e não é derivada estruturalmente de qualquer anti-histamínico atualmente disponível no mercado. A Takeda responsável por seu registro e comercialização, com exclusividade, no Brasil.

 

Com informações de Ketchum

veja também