Nozes controlam a fome e combatem gordura da barriga

Nozes controlam a fome e combatem gordura da barriga

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 8:09

Para quem gosta de saborear noz, amêndoa e avelã, uma boa notícia: um punhado por dia pode manter a fome sob controle e combater a temida gordura abdominal. A constatação é de um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, divulgado pelo jornal Daily Mail.

O levantamento apontou pela primeira vez uma ligação entre as iguarias e aumento do nível de serotonina, uma substância que regula o apetite e o humor, além de melhorar a saúde do coração.

Os cientistas analisaram 42 pacientes com síndrome metabólica (caracterizada por excesso de gordura abdominal, açúcar elevado no sangue e pressão arterial alta). Forneceram a 22 deles uma dieta enriquecida com 30g de sementes oleaginosas por 12 semanas. Os voluntários restantes não as saborearam. Os que consumiram o produto apresentam níveis mais elevados de serotonina, avaliados por meio de exame de urina.

Portanto, os alimentos seriam aliados ao combate ao ato de comer compulsivamente e ajudariam a manter a forma. Os resultados contradizem o "equívoco" comum de excluir essas delícias da alimentação para reduzir a ingestão calórica. A publicação Journal of Proteome Research apresentou esses dados.

veja também