Número de idosos vacinados contra a gripe supera meta de campanha

Número de idosos vacinados contra a gripe supera meta de campanha

Atualizado: Quinta-feira, 31 Julho de 2008 as 12

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada nos meses de abril e maio, imunizou 87% das pessoas com mais 60 anos, sete pontos percentuais a mais do que a meta prevista. Segundo o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penha, os resultados obtidos pelos estados e municípios, e divulgados ontem, dia 29, pelo Ministério da Saúde, foram excelentes, ao superar as expectativas.

"Isso indica que a população da terceira idade confia e adere à estratégia adotada pelo governo para prevenção de casos de óbitos por gripe", analisou Penha.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Região Centro-Oeste liderou a lista de cobertura de vacinação com 96,63% de idosos imunizados, seguida da Região Norte com 94,24% e da Região Nordeste com 87,62%. Com o slogan "Não Deixe a Gripe Derrubar Você. Vacine-se", a campanha superou também o número de imunizados em 2006 e 2007, quando 13,5 milhões e 13,8 milhões, receberam a vacina.

Ao todo, foram aplicadas 14.030.311 doses, a um custo de R$ 127 milhões, conforme dados do balanço da campanha. Em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em população de idosos, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina reduz em 50% as doenças relacionadas à gripe e 32% das internações por pneumonia.

veja também