"Número de mortos no país por causa da nova gripe chega a 192", diz Temporão

"Número de mortos no país por causa da nova gripe chega a 192", diz Temporão

Atualizado: Terça-feira, 11 Agosto de 2009 as 12

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira (11), durante audiência na Câmara dos Deputados, que o número de mortos por causa da nova gripe no Brasil chega a 192. O número, segundo o ministro, é do dia 9 de agosto. No boletim divulgado na semana passada, o total era de 96.  

De acordo com o ministro, 43% dos mortos tinham, pelo menos, um fator de risco. A maioria das mortes aconteceu em São Paulo (40%), seguida por Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (22%).

Do total de mortos no país, 28 eram gestantes – o que representa 14,5% dos que morreram. Segundo o ministro, 30% delas tinham pelo menos um fator de risco adicional.

Temporão também disse que 77% dos casos graves de gripe no Brasil são do vírus A (H1N1). Citando o infectologista David Uip, o ministro afirmou que, em São Paulo, 90% dos casos graves já são da nova gripe.

Em São Paulo, a secretaria de saúde recomendou, também nesta terça-feira (11), restrições ao trabalho de gestantes. Estabelecimentos públicos e privados foram orientados a remanejar grávidas que trabalham com atendimento público para outras funções.

Remédios

O ministro voltou a defender a distribuição controlada do Tamiflu, remédio utilizado no combate à doença. “Não há proibição formal [de venda em farmácias], mas o laboratório esta entregando toda sua produção ao Ministério da Saúde”, disse. Segundo ele, 620 mil tratamentos já foram entregues aos estados. Temporão também disse que os estoques são suficientes para atender a demanda.

O ministro da Saúde anunciou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o governo do Paraná estão desenvolvendo um reagente para fazer diagnósticos da nova gripe. Segundo Temporão, o ministério vai trabalhar uma proposta de crédito extraordinário para comprar vacinas e para aumentar o repasse aos estados.

O ministro detalhou o número de postos de distribuição nos estados. O Rio Grande do Sul é o estado com maior quantidade de postos (978), seguido por São Paulo (224) e Rio de Janeiro (57).

OMS

O número de pacientes com a nova gripe é de 177.457 mil em mais de 170 países do mundo, segundo os dados mais recentes, divulgados nesta terça pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deste número, 1.462 pessoas morreram desde o surgimento do vírus A (H1N1), em abril, o que representa um aumento de 308 mortes desde o último balanço publicado pela OMS, há uma semana.

Discussão

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), após a última fala do ministro José Gomes Temporão, disse que o ministro estava tentando desacreditar outras opiniões dos especialistas que estavam no plenário. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) saiu em defesa do ministro. Miro disse que "se o ministro veio divergir, nós teríamos que ser os primeiros a apoiar". Temporão acompanhou calado a discussão entre os deputados.]

veja também