MENU

Saúde

Número de pacientes com a nova gripe sobe a 135 no Japão

Número de pacientes com a nova gripe sobe a 135 no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

O número de casos da nova gripe no Japão atingiu 135 nesta segunda-feira, 18 de maio, segundo a agência Kyodo, citando o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias locais.

A maioria dos casos é de contágio interno, ou seja, de pessoas que não viajaram recentemente à América do Norte, onde surgiu a epidemia. Foram registrados 39 novos infectados em Osaka e Hyogo, o que levou ao fechamento de quase todas as escolas nestas províncias.

O país registrou um aumento rápido no número de contaminados no fim de semana. Na sexta-feira, 15 de maio, havia apenas sete casos, quatro deles em pacientes que "importaram" a doença do Canadá.

O premiê Taro Aso pediu aos japoneses que mantenham a calma. O governo disse não ter planos de pedir à população que interrompa suas atividades cotidianas.

A idade dos contaminados varia entre 5 e 60. Muitos dos casos foram registrados entre estudantes que não viajaram para o exterior recentemente, segundo o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias locais.

"Muitos infectados receberam tratamento apropriado na fase inicial da doença e se recuperaram", disse Aso.

Segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência da ONU que centraliza o combate à epidemia, o aumento do número de contágios domésticos, como o que ocorre no Japão, pode significar que a transmissão "em nível comunitário" já teria começado.

Isso poderia levar a OMS a aumentar o alerta pandêmico do atual nível cinco - de pandemia iminente -  para o seis, que indicaria que a epidemia, iniciada no México, já tem alcance mundial.

A OMS disse no domingo que está observando a situação no Japão com cuidado, mas que não está claro ainda se o surto no país poderia aumentar o alerta pandêmico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições