Nutricionista indica que banana verde é melhor que madura

Banana verde é a melhor

Atualizado: Segunda-feira, 19 Agosto de 2013 as 11:48

Não há quem resista consumir uma banana, seja no começo do dia ou em qualquer hora do dia. A fruta é rica em benefícios que nosso corpo precisa, como potássio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e do complexo B. É considerada uma superalimento e que não deve ficar de fora das refeições.
Além disso, a banana é fonte de carboidratos e aumenta a sensação de saciedade, diminui a gordura abdominal e previne contra doenças cardíacas.
 
Muitos esperam a banana amadurecer para o consumo, o que é indicado é consumí-la ainda verde. Quando amadurecida,  o amido da banana é convertido em açúcar, por isso, quando madura, ela é um alimento de alto valor energético. 
 
 Banana verde é a melhorQuando cozida, a banana verde contém mais amido resistente do que a madura, um nutriente que não é digerido ou absorvido pelo intestino grosso, mas fermentado, processo que resulta na formação de substâncias que auxiliam a saúde intestinal. “O amido resistente favorece a integridade da mucosa, contribuindo para a correta absorção dos nutrientes e impedindo a entrada de invasores. Com esta barreira, é possível prevenir diarreias, obstipação e até o câncer”, explica a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.
 
Ainda se não bastasse os benefícios para o intestino, a banana verde apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, distribui o açúcar lentamente pelo corpo evitando picos de insulina e contribuindo para a sensação de saciedade. Isso significa que ela é uma grande aliada para quem quer emagrecer de forma saudável.
 
“Graças ao valor reduzido do índice glicêmico, a banana verde ainda é capaz de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e o acúmulo de gordura corporal, além de atuar na redução do colesterol e, desta forma, auxiliar na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração”, afirma a especialista.
 
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também