O aparecimento de manchas nas unhas não é um bom sinal

Uso contínuo de esmaltes causa problemas de saúde. Saiba mais

Atualizado: Quarta-feira, 19 Dezembro de 2012 as 10:20

 

Toda mulher é fascinada por esmaltes, ainda mais quando surge modelos e cores novas. Hoje em dia, vemos que não há faixa de idade para beleza. Meninas a partir de 2 anos, já estão usando esmaltes.
 
Para muitas mulheres, a beleza completa é quando as unhas estão feitas, pintadas e higienizadas. Mas o uso excessivo de esmalte pode prejudicar a saúde.
 
Se você notar que há uma mancha diferente em suas unhas, fique atento. As manchas amareladas podem indicar que a sua saúde anda em baixa ou até mesmo com uma reação aos componentes químicos do esmalte.
 
 
Segundo a dermatologista Aline Pinheiro, a cor amarela sobre as unhas pode estar ligada a problemas graves de saúde. “Doenças do fígado como: icterícia colestática e cirrose hepática denotam esse sintoma. Outros motivos para as unhas com essa coloração são: baixa de proteínas no sangue, insuficiência renal, anemia, deficiência de zinco ou cálcio”, cita a médica.
 
O uso recomendado é dar uma pausa entre um esmalte e outro.  “O uso repetido de esmalte e a remoção com acetona tendem a deixar as unhas mais ressecadas, podendo ocorrer descamação e fragilidade”, afirma a dermatologista. Os produtos usados também devem ser observados com todo o cuidado. “Preste atenção se o esmalte tiver formol: ele pode provocar amarelamento das unhas se o uso for contínuo”, completa.
 
Os pontos brancos nas unhas, que de vez enquando aparecem e a deixam intrigada, não devem ser motivo para pânico. “O fator desencadeante acontece devido a pequenos e repetidos traumas nas matriz das unhas comprometidas. Com o crescimento delas, os pontinhos brancos desaparecem”, conclui Pinheiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Bolsa Mulher

veja também