Preserve a saúde de seus olhos para curtir o verão

O barato sai caro. Cuidado!

Atualizado: Segunda-feira, 10 Dezembro de 2012 as 3:21

Utilizar óculos escuros é extremamente importante e necessário, para proteger os olhos contra raios ultravioletas do sol. Mas é preciso comprar aquele que realmente irá lhe proteger. É fácil comprar modelos de grife, que são os mais charmosos, no comércio popular e com preços acessíveis. Mas eles não garantem segurança para seus olhos.
 
“O problema é que esses óculos e lentes não são fiscalizados pelo INMETRO e pela ANVISA e, muitas vezes, não oferecerem proteção contra raios ultravioleta. Além disso, suas armações podem machucar quando quebram, pois são confeccionadas com materiais inadequados”, alerta o Dr. Flávio Yamashiro, oftalmologista do H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista). 
 
Usar óculos sem filtro é prejudicial à visão. “Quando usamos óculos escuros, a pupila abre. Se a lente não tem filtro ultravioleta, entrará um número muito maior de raios, danificando a retina”, diz Dr. Flávio.
 
Os horários com maior índice de raios é entre as 10 e 15 hs do dia.  A exposição prolongada aos raios pode resultar, a longo prazo, em várias doenças, como catarata e degeneração da retina (diminuição da visão). Também contribui para o aumento da incidência de Pterigio (membrana branca avermelhada que cresce em direção à pupila ou menina dos olhos).
 

 
Cuide de sua visão usando produtos originais e com proteção contra os raios ultravioleta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Assessoria do Hospital de Olhos Paulista

veja também