O bebê é surdo, e agora?

O bebê é surdo, e agora?

Atualizado: Quarta-feira, 16 Setembro de 2009 as 12

Para promover reflexão e auxiliar pais, pacientes e educadores envolvidos em temáticas como surdez na infância, implante coclear (equipamento eletrônico que substitui as funções auditivas em pessoas que têm surdez), e a atuação do fonoaudiólogo, da família e da escola com a criança surda, acontece dia 26 de setembro (sábado), no Rio de Janeiro, um Simpósio de Perda Auditiva e Implante Coclear.

Segundo uma das organizadoras, Juliana Prass Lemes, especialista em linguagem e mestre em fonoaudiologia da Crifal, o objetivo do evento é esclarecer dúvidas "sobre as consequências da surdez e informar sobre o implante coclear, além de fornecer dicas de como a família e a escola podem atuar com estas crianças". Juliana e Valderez Prass Lemes, especialista em audiologia e linguagem, falarão sobre "(Re)habilitação auditiva em pacientes implantados: crianças, jovens e adultos".

Outras atividades incluem: a palestra "O bebê é surdo, e agora? O impacto do diagnóstico, a surdez e suas consequências, recursos tecnológicos disponíveis" (por Anna Maria Smith Vasconcellos), a mesa redonda "Importância da parceria entre família e escola no atendimento com a criança usuária de implante coclear" (com as fonoaudiólogas Mônica Campelo, Valéria Martello e Juliana Prass Lemes) e o ciclo de depoimentos de pais e usuários de implante coclear (coordenado pela fonoaudióloga Valderez Prass Lemes).

Com entrada franca, o evento é organizado pelo Centro de Reabilitação Integrado da Fala, Audição e Linguagem (CRIFAL), Central Brasileira de Implante Coclear e Otorrino Barra. Além da família e da escola, o público-alvo inclui profissionais e estudantes de fonoaudiologia.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2227-4063 ou pelo e-mail.

Serviço:

2º Simpósio de Perda Auditiva e Implante Coclear

Dia: 26 de setembro (sábado)

Horário: 8:30h às 12:30h (profissionais) e 14:00h às 18:00h (profissionais, pais, pacientes e educadores)

Local: Av. Pasteur, 250. Urca Salão Moniz Aragão Fórum de Ciências e Cultura da UFRJ.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também