Uma má alimentação pode resultar em diversos sintomas, às vezes até mais sérios que necessitem de um procedimento cirúrgico. Tudo o que precisamos, é dar mais atenção ao que comemos, principalmente na estação, onde crises de cálculo renal é mais comum. Para aqueles que já tem o problema, deve se dedicar ainda mais. Além de apostar na água (é recomendado beber pelo menos dois litros diariamente) como a maior aliada, alguns ajustes nos hábitos alimentares podem ser fundamentais para evitar a crise.
As pedras nos rins é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais minerais encontrados na urina. Esse problema se agrava no verão, aumentando a incidência de crises em 30%. Segundo o urologista do Hospital Santa Paula, Dr. Alex Meller, isso acontece porque a estação faz com que se transpire mais, liberando o líquido por vias além da urinária.
Confira a seguir, as dicas e recomendações para quem possui pedra nos rins.
- Não exagerar no consumo do sal
- Consumir menos alimentos enlatados, comidas prontas, congelados, refrigerantes e embutidos
- Ficar atento ao consumo de alimentos industrializados e ricos em sódio
- Diminuir a ingestão de proteína associada a carnes, tanto vermelhas quanto brancas
- Não exagerar no consumo de cálcio (recomenda-se a ingestão de 1000 mg/dia, o que equivale a duas ou três porções de derivados de leite)
- Evitar o consumo excessivo de derivados de soja, chocolates, espinafre, grãos, chá preto, vitamina C e morango
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições