O desafio de reduzir o sal da dieta

O desafio de reduzir o sal da dieta

Atualizado: Quarta-feira, 7 Abril de 2010 as 12

O brasileiro tem exagerado na ingestão de sal. De acordo com o Ministério da Saúde, estamos ingerindo cerca de 30 gramas de sal por dia (12gramas de sódio), quando deveríamos ingerir no máximo 12 gramas (5 gramas de sódio).

Por isto, é importante saber que praticamente todos os alimentos industrializados contêm sódio. Do pão integral ao refrigerante... Até mesmo os sucos artificiais em pó contêm sal. Mas "os campeões" desta categoria são os embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha) e defumados, os caldos concentrados e temperos prontos, as sopas instantâneas, os salgadinhos em pacotes, os queijos amarelos, os pratos prontos congelados e as conservas.

Esteja atento, pois vamos, aos poucos, perdendo a noção da quantidade de sal que ingerimos. Comer muito sal pode se tornar um hábito e/ou um vício, que se traduz pela sensação de que qualquer comida, com menor teor desse ingrediente, pareça sem graça e sem sabor.

É preciso cautela na ingestão desse nutriente, pois à medida em que ingerimos mais sal, nosso corpo retém mais e mais líquidos. Você não repara o quanto você bebe mais água, quando come um alimento salgado além da conta?

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também