O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, visa alertar a população sobre a pressão alta.

26 de abril - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão

Atualizado: Sexta-feira, 26 Abril de 2013 as 6:42

É celebrado nesta sexta-feira (26), o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. A data tem como objetivo alertar a sociedade para o cuidado com a pressão alta. Envolvida nesta campanha, a Entidade Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), promove anualmente um alerta à população sobre a importância de medir a pressão arterial, previnindo-se e fazendo tratamento.

A doença atinge atualmente 30% da população adulta brasileira, 50% na terceira idade e presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Cerca de 40% responsável por infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Por ser uma doença silenciosa, o que não apresenta sintomas visíveis, a não ser quando acontecem complicações como o AVC ou infarto, duas das maiores causas de morte da população brasileira, a hipertensão muitas vezes encontra problemas desde o diagnóstico da doença até a aderência ao tratamento pelo paciente. 
 
26 de abril - Dia Nacional de Combate e Prevenção à HipertensãoA campanha deste ano tem como tema “Benefícios de ser Menos Pressão”, mostrando quais os benefícios práticos de se prevenção e como controlar a pressão arterial.
 
“Nós queremos mostrar qual é a influência direta da pressão arterial na vida de uma pessoa e de forma prática o que ela ganha medindo a pressão regularmente e adotando hábitos de vida saudáveis”, explica o presidente da entidade, Dr. Roberto Franco.
 
A prática de exercícios físicos e uma alimentação com redução do sódio nas refeições, são considerados os líderes de prevenção e melhora da da circulação sanguínea, diminuição dos riscos de doenças como infarto, derrame, arritmia, insuficiência cardíaca e doença crônica renal.
 
Serão montadas barracas com médicos incentivando a população a montar um cardápio saudável, distribuição de gelatinas, sucos e mini sanduíches, além da medição da pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC e circunferência abdominal.
 
Serviço:
 
Data: 26 de abril de 2013
Horário: 10hrs às 17hrs
Local: Conjunto Nacional, 2.073 - Cerqueira César - Centro - São Paulo
 
 
Com informações de: SBH

veja também