1. Conhecer
Ter consciência dos riscos, saber que eles existem, que têm nomes, que estão sendo estudados por pesquisadores sérios, é essencial para a liderança de toda organização.
Um dos problemas que atingem muitos trabalhadores é o estresse acumulado, o esgotamento profissional, denominado como síndrome de burnout.
2. Aceitar
Mesmo quando tomamos consciência sobre um fenômeno podemos continuar pensando que ele não vai nos acontecer, que por alguma razão estamos imunes a ele. Faça uma lista de todas as pessoas que passaram pela organização nos últimos cinco anos. Por que tantas entradas e saídas? As pessoas que saíram estavam bem? Foi possível manter um bom relacionamento com elas depois que saíram? O que a sua organização faz para detectar problemas emocionais e tratá-los antes que seja tarde demais?
3. Mudar
Não é possível transformar a cultura de uma organização de uma vez, mas é possível iniciar um processo de mudança começando por você mesmo. Os líderes são muitas vezes os mais propensos a desenvolverem o esgotamento profissional porque tomam sobre si muita responsabilidade. Seu exemplo fará toda a diferença. A longevidade da sua organização depende do fortalecimento do seu pessoal. Invista nisso. Cada pessoa que perdemos por conta de um esgotamento emocional representa um desperdício enorme e inaceitável.
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