O salto alto pode trazer problemas à saúde quando usado exagerada e inadequadamente

O salto alto

Atualizado: Quinta-feira, 26 Janeiro de 2012 as 10:31

Ícones de beleza os sapatos de salto alto são também sinônimo de poder e elegância.

Mulheres de todas as idades são adeptas a eles mas o glamour também tem um preço alto, segundo Alexandre Godoy, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP).

"O uso excessivo de salto alto pode trazer riscos à saúde, como lesões e deformidades nos pés e tornozelos", contou. Dentre outros problemas causados pelo acessório fashion estão também o joanete, metatarsalgia (dor na região dos dedos e na face plantar), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo, tendinite e problemas de coluna.

Segundo o médico, evitar esses problemas é simples e não é preciso abrir mão do salto, o ideal na verdade é optar por aqueles com até seis centímetros de altura para o dia a dia e deixar os maiores para as ocasiões especiais.

Os exercícios físicos constantes para o fortalecimento específico dos grupos musculares envolvidos na movimentação da coluna, pé e tornozelo são essenciais para quem precisa usar o acessório todos os dias, no trabalho, como as modelos. Godoy destacou ainda que não são todas as mulheres que podem usar o sapato de salto alto.

Quem está tratando lesões na topografia do pé e tornozelo não deve usar o calçado, pois "prejudicam a cicatrização da lesão".

veja também