O seu desejo é ter boa forma e saúde? Então, mexa-se!

O seu desejo é ter boa forma e saúde? Então, mexa-se!

Atualizado: Quarta-feira, 1 Fevereiro de 2006 as 12

Caroline Mager

[email protected]

Há uma grande maioria de pessoas que começa a praticar exercícios físicos a fim de emagrecer e como os resultados não são instantâneos, desanimam e logo desistem. Mas antes que aconteça isso com você, saiba que o nosso corpo reage muito bem aos exercícios, mas conforme a determinação, disciplina e assiduidade combinadas a uma alimentação saudável.

Realizando uma rotina de exercícios, o corpo começa a responder da seguinte forma: ocorrem mudanças no organismo que facilitam a mobilização das gorduras, dando mais força (aumento dos músculos) e ânimo (aumento da energia). Sobretudo, as gorduras são consumidas e o peso diminui.

O "efeito do esforço", que causa diminuição do tecido gorduroso, aumento dos músculos e da produção de energia, só acontece se você repetir ao longo do tempo, o mínimo de 3 a 4 vezes por semana de atividades físicas. Se essa repetição não ocorrer, o seu organismo entende como uma situação eventual, sem representar uma mudança real, acumulando gordura, sem produzir músculos e nem energia.

As atividades físicas melhoram a circulação, a função respiratória e o funcionamento do corpo todo. Mulheres que se consideram modernas e desejam ter boa forma, massa muscular, disposição, reserva cardio-pulmonar e energia devem fazer exercícios freqüentemente. Quer outros motivos para começar hoje a fazer atividades? Afasta o estresse, pode ajudar a diminuir o risco de infarto do coração, controlar o diabetes e a pressão alta.

Mas fique atenta, realizar atividades deve ser sinônimo de prazer e bem-estar e não de excessos e tortura. Uma boa orientação de um especialista é imprescindível e se a idade for avançada, é preciso uma avaliação médica antes de começar a praticar.

Não tem mais desculpa. Una o útil, saúde, ao agradável, corpo bonito, fazendo exercícios físicos. Cuidar da forma corporal não é uma atividade fútil, mas sim a prática de ótima medicina preventiva. Xô, preguiça! Xô, receio! Chegou a hora de malhar!

Leia também

O caminho é vir a ser um atleta O seu desejo é ter boa forma e saúde? Então, mexa-se! Atividade física melhora sua saúde Inatividade física: um mal que interfere na sua qualidade de vida A terceira idade recupera o gosto pela atividade fisica Obesidade: um perigo real presente na vida da população

veja também