O sorriso, a saúde e a auto-estima

O sorriso, a saúde e a auto-estima

Atualizado: Quinta-feira, 19 Agosto de 2010 as 4:20

Na correria da vida moderna, manter a saúde e a auto-estima em dia é um exercício que exige dedicação diária. A evolução tecnológica tem sido cada vez mais rápida e as pessoas querem se realizar pessoal e profissionalmente. Para se dar bem na concorrência desenfreada do mundo contemporâneo, além de postura e atitude é preciso ter um visual agradável, e isto passa diretamente pelo sorriso.

Principal cartão de visita da pessoa, um belo sorriso, com dentes alinhados e boca saudável é capaz de elevar a auto-estima, transmitindo confiança e personalidade àqueles que estão ao seu redor. 'A saúde começa pela boca'. Este jargão popular está em conformidade com as modernas técnicas da odontologia, incluindo reabilitação oral, implante sem corte, reconstrução estética, clareamento dental, entre outros tratamentos, que tem o compromisso de restituir a saúde e a estética bucal contribuindo para elevar a auto-estima.

Para o dentista Rodrigo Valério, Diretor Clínico da Arcata Implantes e Ortodontia, com sede em Belo Horizonte (MG) existe uma conexão direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. "Quando a pessoa sorri é liberado no cérebro um hormônio chamado beta-endorfina, que leva à sua mente uma mensagem positiva, com diminuição da sensação dolorosa e aumento do estado de relaxamento e bem-estar", explica o especialista.

Um dos objetivos de criação da Arcata foi justamente preencher uma lacuna no mercado mineiro. A empresa surgiu da união das experiências de seus sócios e da vontade de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e alegria aos pacientes, sempre respeitando as particularidades de cada indivíduo e comunidade.

Entre os tratamentos oferecidos pela clínica, a combinação de reabilitação oral com implantes sem cortes proporciona soluções inovadoras para pacientes que já tinham perdido a esperança e a auto-estima em busca do sorriso perfeito. A combinação dos tratamentos ajuda a restabelecer a condição mastigatória ideal do paciente, gerando confiança e prazer ao se alimentar, além do aumento da auto-estima.

A novidade

Segundo Rodrigo Valério existe vários casos de pacientes que chegam ao consultório relatando constrangimento no ambiente de trabalho e social devido aos problemas bucais. Foi o que aconteceu com Wenderson Santana, de 38 anos, que apresentava deformidade dento facial, com desproporção facial e dentária grave, que afetava sua qualidade de vida. Ele sempre enfrentou preconceito e chegou a parar de estudar devido ao problema bucal. Após visitar vários especialistas em busca de solução para seu caso, ele encontrou o tratamento ideal na Arcata.

Para o dentista Marcelo Ferreira, Mestre em Prótese, que acompanhou o tratamento de Wenderson, o caso do paciente exigiu o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e especializada nas áreas de implantodontia, cirurgia buco-maxilofacial e reabilitação oral. Os profissionais da Arcata utilizaram novas tecnologias e estrutura da clínica para executar o planejamento dos procedimentos em um moderno modelo virtual 3D, possibilitando que o tratamento fosse executado e os resultados obtidos em apenas dez dias.

"A reabilitação oral e maxilofacial com implantes é um tratamento altamente bem sucedido. O uso da cirurgia guiada por computador permite precisão e rapidez de recuperação dando possibilidade ao paciente de rapidamente retornar as suas atividades", explica Marcelo. Segundo ele, o paciente submeteu-se a análise tomográfica para construção de guia cirúrgico e planejamento da reabilitação. No ato cirúrgico foram removidos os dentes comprometidos e colocados seis implantes superiores e cinco inferiores. Os molares que apresentavam melhor condição foram mantidos para referência da dimensão vertical de oclusão do paciente.

Segundo Marcelo, foi possível observar uma recuperação imediata da proporção facial com harmonia estética da face e restabelecimento de um sorriso natural. O impacto dessa mudança na auto-estima do paciente foi evidenciado por uma alteração corporal imediata, com elevação do olhar e aquisição de postura mais ereta.

Diferenciais

Para os especialistas Rodrigo Valério e Marcelo Ferreira entre os diferenciais do tratamento combinado de reabilitação oral com implantes sem cortes estão uma minuciosa avaliação e o planejamento correto para o restabelecimento da saúde oral e dos padrões estéticos do paciente. Outro diferencial de atuação da empresa é fazer todo esforço possível para entender a motivação e a expectativa do paciente. A preparação física e psicológica do paciente para a cirurgia e o amparo pós-intervenção também são prioridades da equipe de profissionais da Arcata.

"Graças aos avanços da ciência, tanto na parte científica quanto tecnológica, a odontologia dispõe hoje de muitos recursos para atender a necessidade específica de cada paciente, de maneira muito mais agradável e rápida do que antigamente. Isto possibilita atendimentos personalizados e resultados surpreendentes até mesmo para os profissionais da equipe", completa Marcelo.

O resultado

Para Wenderson Santana a experiência mudou completamente sua vida. "Meu tratamento foi muito rápido e o resultado foi, literalmente, um sonho que se realizou. Hoje estou muito feliz, sonho em ter uma família e voltar a estudar. As pessoas me elogiam e me tratam com mais respeito. Agora posso ter novas chances na vida pessoal e profissional", destaca.

Para a mãe de Wenderson, Efigênia Santana, que acompanhou de perto todo o processo, a vida do filho está recomeçando. "É como se ele tivesse nascido de novo. Foi um sonho que se realizou para nós. Foi o melhor presente de Dia das Mães que ganhei na vida", lembra emocionada.

veja também