O zelo pelo templo do Espírito Santo

O zelo pelo templo do Espírito Santo

Atualizado: Terça-feira, 20 Outubro de 2009 as 12

Antigamente, dizia-se que uma criança havia nascido saudável. Hoje, graças aos avanços da medicina, já podemos dizer que uma criança está saudável no ventre materno e, quando não, há possibilidades de se corrigir doenças do feto, dentro do útero. Apesar disto ainda não ser acessível a toda a população, há algumas normas, simples de se cumprir, mas que são tremendamente importantes para uma vida saudável na infância, a começar pela boa alimentação da mãe durante a gestação. Uma alimentação equilibrada, não fumar, nem beber, são elementos importantes para um bom começo de vida do pequeno ser que está sendo formado.

Após o nascimento, é importante cumprir o calendário de vacinações e amamentar ao seio o maior tempo possível.

O leite materno é o melhor remédio para prevenir doenças. É importante o contato físico com a criança. Carícias, afagos e sentimentos ternos fazem bem para qualquer pessoa. Na adolescência, é importante que o jovem pratique algum tipo de esporte. Esta prática ajuda no desenvolvimento da mente e do corpo. Previne doenças. Cura depressão juvenil.

A presença dos pais junto ao jovem é muito importante nesta fase da vida, ouvindo-o, sendo companheiros, sendo amigos. No início da puberdade, um bom exame de coluna feito por um médico fisiatra é fundamental para se descobrir possíveis problemas de postura. O uso de aparelho ortodôntico, quando necessário, também é importante para que o jovem não fique prejudicado na sua auto-imagem corporal. Deixe-me dizer mais uma coisa: beije seu filho adolescente. Abrace-o diariamente. Diga o quanto ele é importante para você. Diga que você o ama. O adolescente precisa saber que é amado e que pode contar com os pais na hora da dificuldade.

A alimentação é outro fator que necessita ser cuidado com carinho. O jovem precisa entender o que é uma alimentação balanceada e que ele necessita ingerir alimentos que não sejam apenas fast food. Verduras, legumes, carnes, leite e derivados são importantes para uma boa formação física. O jovem deve aprender a não ficar dependente de dois pós brancos muito perigosos: sal e açúcar. Se possível, não coloque saleiro na mesa. Muitos jovens adquirem um hábito nada saudável: sequer provaram o sabor da comida, já estão derramando o saleiro sobre ela. Este hábito é um dos principais fatores de formação da hipertensão arterial na fase adulta. É nessa fase que o indivíduo deve criar hábitos fisiológicos importantes, tais como ter horário para dormir, acordar e fazer as refeições. Isto ajudará o corpo a funcionar com mais precisão e menos desgaste.

Bem-estar

Na fase adulta, é importante que as atividades físicas regulares continuem a desempenhar um lugar importante nos hábitos de vida. Caminhada, alongamento, ginástica ou hidroginástica, realizadas regularmente - duas a três vezes por semana -, fazem milagres na saúde física. Os exercícios físicos liberam serotonina, que é a substância que promove o bem-estar físico e mental no indivíduo. Indivíduos que praticam exercícios regularmente são, geralmente, mais dispostos, mais ativos, e têm menos probabilidade de cair em depressão. É bom também que seja dito que os exercícios estafantes, feitos esporadicamente, são prejudiciais.

Nesta fase da vida, em que as tensões mais se exacerbam, precisamos mais do que nunca lembrar das palavras do apóstolo Paulo: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração, com súplicas e com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4.6-7).

É nesta fase, a partir dos 45 anos, que a mulher necessita preparar-se para a menopausa, fazendo, quando necessária, a reposição hormonal. Um exame de densitometria óssea é muito útil para avaliar o estado dos ossos. Para o homem de 50 anos, é fundamental que procure um urologista para avaliar sua próstata. O índice de câncer de próstata no homem é semelhante ao de câncer de mama na mulher. Detectado logo no início, tem cura. Tardiamente, tem mau prognóstico.

Na casa dos 65 anos, é importante que o indivíduo continue a viver intensamente

Ter um círculo de amizades é muito importante nesta faixa etária. Passear, dançar, alegrar-se, trabalhar, ler e ter uma atividade física regular devem fazer parte das atividades desta fase. Nada de ficar pensando em quantos anos faltam para o fim. Lembre-se de que foi com esta idade, ou até com mais, que Deus confiou muitas tarefas importantes para seus servos. Foi assim com Abraão, Noé e outros. É época de aplicar toda a experiência de vida nas tarefas que realizar. Nessa idade, as doenças degenerativas costumam manifestar-se, mas com tratamento médico e cuidados adquiridos durante a vida, podem ser aplacadas e controladas.

A higiene é muito importante

Normalmente, problemas urinários surgem nessa época, e se não houver um cuidado de higiene, a pessoa poderá não ter um "cheiro bom", o que é desagradável para os que o cercam. Devemos nos cuidar e nos arrumar tal como fazíamos aos 20 anos. Sentir-se bonito, cheiroso e querido são aspectos muito importantes nessa idade. Água e sabão fazem milagres.

Tempo de mudar

O convívio familiar também é fundamental. O apoio e o suporte da família trazem alento. É importante para qualquer pessoa sentir-se querida pelos parentes e amigos. Lembre-se de um detalhe importante: ninguém gosta de ficar ao lado de um idoso ranzinza e reclamador. Você será, no futuro, aquilo que é hoje, só que mais acentuadamente. Se hoje você já é uma pessoa insatisfeita, que vive reclamando de tudo, está sempre azeda e mal-humorada, também o será na velhice, só que piorada, pois terá, também, doenças degenerativas, a redução do pique físico e o peso dos anos em seus ombros. Neste caso, será difícil conviver com você.

Pense nisso e mude o que pode ser mudado. Alegre seu coração, aformoseie seu rosto, coloque um sorriso nesses lábios, decida ser uma pessoa positiva, olhe a vida com otimismo, tenha esperança, confie em Deus! A alegria do Senhor é a nossa força! Você perceberá a diferença que isto vai fazer em você e nos outros. E, com certeza, fará diferença na sua terceira idade. Comece ainda hoje. Sua família agradece desde já.

veja também