Obesidade aumenta risco de câncer de próstata

Obesidade aumenta risco de câncer de próstata

Atualizado: Terça-feira, 1 Julho de 2008 as 12

Dieta saudável, pobre em gorduras polinsaturadas, pode ser um dos fatores para a prevenção do câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para os tumores de pulmão, segundo pesquisa publicada na revista científica Clinical Cancer Research, em maio de 2008.

Outros estudos da área, como o realizado pela University of Texas M.D. Anderson Cancer Center, Houston, de outubro de 2005, que pesquisou a incidência da doença em homens obesos, confirmam que uma alimentação rica em gorduras aumenta a incidência do tumor. "A melhoria de qualidade de vida por meio da adoção de uma dieta saudável em qualquer idade, mas principalmente na população adulta, pode ajudar os homens a reduzirem o risco de ter o câncer de próstata, e também diminuírem riscos cardiovasculares e de diabetes", comenta o Dr. Paulo Sakuramoto, urologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

A pesquisa publicada pela Clinical Cancer Research foi realizada com ratos e demonstrou que animais alimentados com ração rica em gorduras polinsaturadas (frituras em geral) apresentaram maior índice de crescimento das células cancerosas na próstata do que os ratos alimentados com pouca gordura polinsaturada, que tiveram 27% a mais de ocorrência da doença. Esses são, portanto, indícios de que alimentos menos gordurosos podem prevenir o câncer de próstata ou até diminuir a velocidade de crescimento de um tumor já instalado.

Postado por: Claudia Moraes

veja também