Obesidade, diabetes e tabagismo podem encolher o cérebro

Obesidade, diabetes e tabagismo podem encolher o cérebro

Atualizado: Sexta-feira, 5 Agosto de 2011 as 8:45

Excesso de peso, tabagismo, diabetes e pressão alta. Esses itens característicos da meia-idade podem fazer com que o cérebro encolha, interferindo na capacidade de pensar 10 anos mais tarde, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, Davis, nos Estados Unidos. Os dados são do site do jornal inglês Daily Mail.

Os cientistas mediram e pesaram mais de 1,3 mil homens e mulheres na faixa dos 50 e 60 anos. Também conferiram pressão arterial, colesterol e diabetes. Ao longo de uma década, os voluntários realizaram testes mentais e o volume de seus cérebros foi avaliado.

O cérebro encolhe com a idade, mesmo nas pessoas saudáveis. No entanto, o hipocampo, o centro da memória, diminuiu mais rapidamente nos diabéticos em comparação com os que não tinham a doença. O hipocampo também murchou antes em fumantes.

Os voluntários com pressão alta se mostraram mais propensos a pequenas lesões no cérebro ou a áreas de dano cerebral, além de piora dos resultados de avaliações mentais. Os obesos na faixa dos 50 anos também tenderam a se sair mal nesses mesmos testes. Os que estavam acima do peso aos 60 mostraram duas vezes mais chances de desenvolver demência aos 75.

Segundo o autor do estudo, Charles DeCarli, a identificação precoce desses fatores de risco pode ser útil na triagem de pessoas com propensão à demência e para encorajá-las a alterações no estilo de vida antes que seja tarde demais.

veja também