Obesidade pode dificultar tratamento da dengue

Obesidade pode dificultar tratamento da dengue

Atualizado: Segunda-feira, 6 Dezembro de 2010 as 8:44

O tratamento da dengue vai ficar mais difícil no futuro a medida que mais pessoas estejam acima do peso ideal ou obesas, alertaram especialistas nesta sexta-feira. Isso porque pacientes com dengue sofrem com uma maior permeabilidade capilar, que faz com que o sangue vaze dos vasos sanguíneos para os tecidos ao redor.

- O vírus tem um impacto nas paredes capilares e permite que mais fluidos deixem os vasos rumo aos tecidos - diz Jeremy Farrar, professor de medicina tropical e diretor da unidade do Centro de Pesquisas da Universidade de Oxford no Vietnã. - Isso causa complicações como muito fluidos nos pulmões, que torna a respiração mais difícil. E as pessoas com um índice de massa corporal alto já têm os capilares mais sujeitos a vazamentos, que piora com a infecção pelo vírus da dengue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são registrados cerca de 50 milhões de casos de dengue por ano em todo mundo. Destes, 500 mil são mais graves, evoluindo para a dengue hemorrágica. A doença provoca 22 mil mortes anuais, a maioria de crianças. Não há cura nem vacina contra a dengue.

veja também