MENU

Saúde

Obesidade: por causa de estresse e falta de sono

Obesidade: por causa de estresse e falta de sono

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

Essa é uma pergunta freqüente. E as respostas são um tanto óbvias: estamos comendo mais e gastando menos calorias por causa do   sedentarismo , sem dúvida. Mas tudo leva a crer que outros fatores estejam relacionados à incrível epidemia de   obesidade   que nos assola. Quais são eles? A ciência vem pesquisando vários, mas nesta coluna vou citar apenas dois:   estresse   e   falta de sono .

Estudos em animais, incluindo macacos geneticamente muito semelhantes aos humanos, mostram que as tensões levam ao   ganho de peso , particularmente na   região abdominal , mesmo sem aumento na quantidade de alimentos ingeridos. Isso se deve, entre outras causas, à elevação na produção do cortisol, hormônio eminentemente engordativo. Inúmeros dados mostram também que   dormir poucas horas   engorda. É que a privação está associada à diminuição dos níveis de leptina, hormônio emagrecedor. Isso é só o começo da história.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições